COMO SURGIU A QUEIMA DO ALHO

 A Queima do Alho é uma tradição gastronômica brasileira que teve origem no século XIX, nas regiões de São Paulo e Minas Gerais, durante as comitivas de boiadeiros que percorriam longas distâncias levando o gado para ser vendido.

Nessa época, a comida era preparada de maneira simples e prática, geralmente em fogueiras improvisadas com lenha, onde se cozinhavam os alimentos em panelas de ferro. O alho era um ingrediente muito utilizado na alimentação desses boiadeiros, pois além de conferir sabor aos alimentos, também tinha propriedades medicinais que ajudavam a evitar doenças.

Com o tempo, a Queima do Alho passou a ser uma competição culinária entre as comitivas de boiadeiros, onde cada equipe deveria preparar uma refeição completa apenas com os ingredientes e utensílios disponíveis no local. A competição é feita em um ambiente rústico e animado, com muita música sertaneja e danças típicas.

Atualmente, a Queima do Alho é considerada uma das principais manifestações culturais da gastronomia caipira brasileira e é realizada em diversas festas e eventos regionais em várias partes do país. A tradição continua preservada até os dias de hoje, mantendo viva a história e a cultura dos boiadeiros e das comitivas sertanejas.

Google+